"Desenvolvimento e sustentabilidade do teatro de grupo em Alagoas"

quarta-feira, 7 de abril de 2010

WOMEN´S DIAS 14 E 15

Cruzando por áreas de humor uma faxineira que trabalha em um necrotério dialoga com seus fantasmas pessoais enquanto realiza sua tarefa cotidiana. Exaltada por vozes que escuta começa a conversar com um cadáver que espera autópsia, até que manipula este corpo dando vida aos diferentes personagens de sua vida recente. Adair, a faxineira constrói uma relação de violência com o corpo que por momentos representa sua irmã. Assim, o espetáculo transita pelo cômico e pelo dramático. Abordando o tema da morte e dos afetos a partir da exploração do risco físico que é experimentado na cena.

A encenação está construída a partir de um processo de pesquisa na experimentação das técnicas do ator. Os atores que estão em cena desenvolvem um trabalho voltado para o jogo corporal. E o cenário reproduz, com realismo, uma sala de um necrotério.
Women's é uma remontagem do texto Women's white long sleeve sport shirts do argentino Daniel Veronese sob direção de André Carreira. O título em inglês se refere ao fato de que a personagem principal diz encontrar na porta de sua casa caixas de roupas importadas com este rótulo em inglês.
Este espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz de 2009 e recebeu prêmios também nos dois festivais em que foi apresentado: Festival Nacional de Blumenau (Prêmio Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor atriz) e no Festival Nacional Isnard Azevedo (Melhor atriz e Melhor iluminação).

O Grupo (E)xperiência Subterrânea tem concentrado seu trabalhando no estudo dos elementos de risco físico na cena teatral e na construção de procedimentos expressivos/criativos do ator. Os espetáculos têm o foco no risco e as fronteiras da interpretação, por diversas vezes este tipo de trabalho implica na realização de espetáculos de ruptura com as regras fixas do espaço à italiana. Com essa orientação, o grupo vem se constituindo como uma referência de pesquisa de linguagem no contexto catarinense.
Em Alagoas farão duas apresentações dentro da I Livre Conferência, na programação participam também com a demonstração de trabalho técnico Corpo, risco e interpretação por estados e a palestra Teatro de grupo e processos criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário